Cursos

Graduação

Graduação em Engenharia de Automação

O curso de Engenharia de Automação, criado em 2008 com a primeira turma ingressando em 2009, pretende formar engenheiros capazes de projetar, supervisionar e construir sistemas de automação diversos. O perfil do curso proporciona ao egresso de Engenharia de Automação uma sólida formação científica, tanto teórica quanto prática, com ênfase no desenvolvimento da capacidade criadora, raciocínio abstrato e senso crítico.

Acesse o site do curso aqui

Graduação em Engenharia de Computação

É um curso de Engenharia com a formação básica correspondente. Forma Engenheiros para projetar e construir sistemas de software e hardware, equilibrando a visão desses aspectos. A formação multidisciplinar, teórica e prática, científica (e não apenas técnica) em ciências exatas e em Computação, dá aos egressos domínio dos princípios fundamentais da Ciência, capacidade criadora, raciocínio abstrato e senso crítico para adaptação às novas tecnologias, capacidade de solução de problemas do ponto de vista técnico, dentro de uma abordagem sob satisfatória relação custo/benefício, espírito empreendedor, métodos atualizados de gerência e de trabalho em grupo. O Curso tem cinco séries, um vestibular por ano, matrícula anual por série. Exige Estágio Supervisionado e Trabalho de Graduação. O egresso poderá atuar no projeto e desenvolvimento de sistemas computacionais para fins científicos e comerciais, desempenhar funções de projetista de sistemas, consultor tecnológico, gerente de área ou empresa tecnológica, ou prosseguir na carreira acadêmica. O curso foi reconhecido pela portaria 282/2001 e 15/02/2001, publicada no Diário Oficial da União em 19/02/2001 (pág 71, seção 1E). Em 2004, o Curso passou pela Avaliação das Condições de Ensino, procedimento do MEC/INEP obtendo os seguintes conceitos: Projeto Pedagogico: CMB ; corpo Docente: CB; infraestrutura: CB.

Acesse o site do curso aqui

Graduação em Sistemas de Informação

O curso de Sistemas de Informação tem por objetivo formar profissionais empreendedores, capazes de analisar, projetar, desenvolver, implantar e gerenciar sistemas de informação com visão crítica, ética e em concordância com a evolução da informática e suas aplicações. Busca-se formar o profissional que vai se valer de conceitos e técnicas de informática e teoria de sistemas para contribuir na solução de problemas de tratamento da informação nas organizações por meio da construção de modelos de automação corporativa.

Acesse o site do curso aqui

Pós Graduação

Atualmente o Centro de Ciências Computacionais oferece o curso de Pós-Graduação em Computação, Pós-Graduação em Modelagem Computacional, em cooperação com a Escola de Engenharia e com o Instituto de Matemática, Estatística e Física e o curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, sendo este um programa interinstitucional envolvendo a UFRGS, a UFSM e a FURG. Participa ainda dos cursos de pós-graduação modalidade à distância:

  • Aplicações para a Web
  • TIC-EDU Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação
Acesse o site dos cursos aqui

Pós-Graduação em Computação

O Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGComp) da FURG tem como área de concentração a área da Computação, entendida como a área de pesquisa em que teorias, modelos, métodos e técnicas computacionais, assim como o desenvolvimento de sistemas computacionais são objeto de estudo em si mesmos e objeto de aplicação aos mais diversos problemas da sociedade.O curso de mestrado em Engenharia de Computação é um curso de mestrado acadêmico, centrado na vinculação da computação às áreas de Robótica e Automação, assim como de Sistemas Digitais e Embarcados. O PPGCOMP está estruturado em quatro linhas de pesquisa:

  • Automação e Robótica Inteligentes
  • Sistemas Digitais e Embarcados
  • Computação Flexível
  • Sistemas Multiagentes
Acesse o site do curso aqui

Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

Acesse o site do curso aqui

Pós-graduação em Modelagem Computacional

O Mestrado em Modelagem Computacional é um curso multidisciplinar, com o objetivo de qualificar seus egressos para a solução de problemas que necessitem conhecimentos teóricos e aplicados sobre modelos físicos e matemáticos, e suas resoluções eficientes, através de simulações numéricas e métodos computacionais. O curso foi aprovado pela CAPES em 2006, tendo recebido o conceito 3, e se encontra organizado através de três linhas principais de pesquisa:

  • Modelagem de Fluídos Geofísicos e Fenômenos de Transporte
  • Sistemas Robóticos e Autônomos
  • Computação Científica e Modelagem Física e Matemática
Acesse o site do curso aqui

© 2017 C3 - Furg. Todos os direitos reservados | Design by logo do boreault